A Descoberta já abre, do curto ao médio período, perspectiva para novas explorações lunares.
Cientistas da NASA descobriram locais sombreados com temperatura constante, em torno de 17ºC, em poços na Lua. A temperatura confortável ao corpo humano abre perspectiva para novas explorações lunares, já que a superfície da Lua apresenta frio e calor intensos, que variam de -173ºC a 127ºC.
De acordo com a NASA, dois dos poços têm saliências visíveis que levam a cavernas ou vazios, e que provavelmente são responsáveis pela temperatura perene. Durante o período diurno na Lua, que dura 15 dias terrestres, sua superfície é bombardeada pela luz solar e aquece a temperaturas insuportáveis ao corpo humano. Já as longas noites são extremamente frias. Os cientistas afirmam ser possível que as saliências dos poços limitem o calor durante o dia e impeçam que esfrie tanto à noite.
Os pesquisadores usaram dados da espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO). Os poços foram descobertos em 2009 e, desde então, os pesquisadores questionam a possibilidade de usar as cavernas como abrigo em missões de exploração do satélite natural.
Ao portal da NASA, Noah Petro, do Goddard Space Flight Center, afirmou que "saber que eles criam um ambiente térmico estável nos ajuda a pintar uma imagem dessas características lunares únicas e a perspectiva de um dia explorá-las”.
Segundo David Paige, coautor da pesquisa, os humanos evoluíram vivendo em cavernas e para elas podem voltar quando forem viver na Lua.




