quinta-feira, 26 de maio de 2011

NASA Desiste do Spirit


O Spirit deixou a Terra em junho de 2003 transportado pelo foguete Delta 2, e desceu em Marte, amortecido por bolsas de ar, em janeiro de 2004.
Uma falha no pneu dianteiro da direita, em 2006, comprometeu a mobilidade do veículo e, três anos depois, fez com que ele encalhasse em uma região marciana de areia fofa.
A equipe dos engenheiros do JPL, da Nasa, perdeu o contato há quase 14 meses e acredita que o inverno marciano danificou os componentes internos e as conexões elétricas. No interior do aparelho as temperaturas caíam a menos de 20 graus abaixo de zero Celsius.
Os técnicos da agência espacial achavam que a melhor oportunidade para recuperar o contato com "Spirit" ocorreria em março deste ano no solstício do hemisfério sul de Marte, mas as chamadas por rádio não receberam resposta.

Spirit/JPL-NASA

Há dois anos, apenas o outro explorador, o Opportunity, está trabalhando na coleta de informações sobre o planeta.

Experimento Da NASA

Experimento da NASA, na ISS mostra como o Heptano(hidrocarboneto saturado) se comporta em ambiente de microgravidade.
 Com apenas três milímetros de diâmetro, a gota de Heptano queimando foi gravada em vídeo para ser então ampliada.

Foto ampliada da gota de heptano de apenas três milímetros queimando em ambiente de microgravidade/NASA.TV

O Heptano é uma importante fonte de combustível. Além dessa substância, há outras que passam por experimentos na ISS.
O propósito da pesquisa da Nasa é compreender como se comportam os combustíveis em condições adversas.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

NASA Divulga Novo Sistema De Transporte Espacial


A Nasa anunciou nesta terça-feira, dia 24 o novo sistema de transporte que levará astronautas para o espaço. Segundo o administrador da NASA, Charles Bolden, o projeto se baseará em um design originalmente planejado para a nave Orion, que substituiria os ônibus espaciais, e agora será usado para desenvolver uma espaçonave conhecida como veículo de tripulação para diversas finalidades (MPCV).
Segundo a NASA, as naves projetadas devem ser dez vezes mais seguras que antecessores.
Lockheed Martin/Nasa

A sonda terá um volume pressurizado de 690 metros cúbicos, com 316 metros cúbicos de espaço habitável. A empresa Lockheed Martin Corp. é a responsável para concluir o MPCV. A nave deve conduzir quatro astronautas em missões de 21 dias e aterrissar no Oceano Pacífico, próximo à costa da Califórnia. A nave é projetada para ser dez vezes mais segura que seus antecessores durante o lançamento e o retorno à Terra.

Simulação da nave MPCV em missão /NASA
O transporte à Estação Espacial Internacional (ISS) deve ser feito apenas por parceiros do setor privado, para que a Nasa fique focada em veículos de lançamento e na exploração espacial. Bolden disse ainda: “Estamos comprometidos com a exploração humana para além da órbita terrestre e com o desenvolvimento da próxima geração de sistemas para nos levar até lá”.
Douglas Cooke, da diretoria de sistemas de exploração da Nasa, em Washington está confiante nas equipes que desenvolvem novos conceitos de naves. Para ele, custos baixos, aliados à inovações são de principal interesse da NASA

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Galáxia Centauro A / Ou NGC 5128 Ejetando Matéria


Os astrônomos voltaram os telescópios para uma galáxia Centauro A (também conhecida como NGC 5128), que fica a cerca de 12 milhões de anos-luz da Terra.
O diâmetro dos jatos de metéria sendo ejetada pelo buraco negro é calculada em mais de "4 anos-luz".

NASA/CXC/CfA/ESO/WFI/ MPIfR/ESO/APEX

Cornelia Müller, da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, que liderou a pesquisa disse:
-“Esses jatos surgem à medida que a matéria atraída se aproxima do buraco negro, mas nós ainda não sabemos os detalhes de como eles se formam e se mantêm”-.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Espectrômetro Alfa Magnético é Instalado Na ISS


O detector de partículas Espectrômetro Alfa Magnético (AMS-2), de US$ 2 bilhões, foi instalado do lado de fora da Estação Espacial Internacional nesta quinta-feira, dia 19, com o objetivo ambicioso de descobrir novos tipos de matéria.
O comandante da Endeavour, Mark Kelly disse por rádio para o cientista-chefe do programa Samuel Ting: -"O AMS ficou maravilhoso na estrutura"-

AMS-02/NASA

O AMS tem um ímã poderoso que conduz os raios cósmicos por uma série de detectores que podem revelar cargas elétricas, níveis de energia e outras informações sobre a "Matéria Escura". Os dados são coletados a um ritmo de 25 mil vezes por segundo, processados por computadores de bordo e reencaminhados aos cientistas na terra.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Astrônomos Encontram Planeta Fora Do Sistema Solar Que Pode Conter Vida

Sistemas das Órbitas de Gliese581

Pelo menos quatro planetas giram em torno da estrela Gliese 581.

Comparativo:Terra/Gliese581

Os cientistas simularam, em computador, como seria a atmosfera de um deles, que tem o dobro do tamanho da Terra, e concluíram que as condições de temperatura e pressão permitem a existência de água em estado líquido, além de nuvens e chuva.
O ar mais denso e a concentração de dióxido de carbono seriam tóxicos para seres humanos. Mas os cientistas esperam que novas gerações de telescópios permitam observar se há sinais de vida de outras espécies no planeta.

Não Existe Paraíso! Diz Stephen Hawking


Stephen Hawking causou polêmica em uma entrevista ao jornal britânico “Guardian” ao dizer que não existe paraíso após a morte. Hawking, que tem a maior parte de seu corpo paralisado pela esclerose lateral amiotrófica, já havia afirmado no passado que não acredita na existência de Deus.
“Acredito que o cérebro é um computador que para de funcionar quando todos os seus componentes falham. Não existe nenhum paraíso ou vida após a morte para computadores quebrados; isso é um conto de fadas para pesssoas com medo do escuro”, disse o cientista.
“Tenho vivido com o prospecto da morte precoce pelos últimos 49 anos. Não tenho medo da morte, mas não estou com pressa de morrer. Tenho muito que quero fazer antes”, disse ele.
Em 2010, Hawking recebeu críticas de líderes religiosos ao afirmar que não existia a necessidade de um criador para explicar a existência do Universo. Na entrevista desta semana ao Guardian, ele disse que o “universo é governado pela ciência”. Como “conselho”, disse que a humanidade deve “procurar o maior valor para nossas ações”.
Hawking foi condecorado com a Ordem do Império Britânico em 1982 e foi honrado com 12 doutorados honoris causa.

sábado, 14 de maio de 2011

Galáxia Anã - NGC 4214

A Galáxia Anã NGC 4214 está localizada a cerca de 10 milhões de anos-luz, na constelação de Canes Venatici ou "cães de caça".
Pesquisadores da NASA e da ESA estudam a NGC 4214, que contém em sua maioria, estrelas jovens.  Assim, conseguem entender a formação de estrelas em vários estágios.

NASA/ESA


sexta-feira, 13 de maio de 2011

NASA Confirma Erupções de Magma Em Io

Dados da sonda Galileo, deixam claro que existe um "oceano" de magma por baixo das rochas de Io, uma das luas de Júpiter.

NASA
Julho de 1979


NASA/JPL

A Voyager captou esta imagem de Io na noite de 9 de Julho de 1979, a uma distância de 1,2 milhões de quilômetros. Na borda de Io estão duas colunas de fumaça azuis de erupções vulcânicas, com cerca de 100 quilômetros de altura.

Último Voo Da Endeavour Será Transmitido Pela Internet


A segunda tentativa de lançamento do ônibus espacial Endeavour será transmitida via internet pela ESA  na próxima segunda-feira, dia 16.
A transmissão ao vivo, que será feita do centro da ESA localizado na cidade italiana de Frascati, começa por volta das 8h (horário de Brasília). A partida tem previsão de início às 10h.

ESA


terça-feira, 10 de maio de 2011

Fotógrafo Norueguês Capta 170 Horas De Imagens Da Via Láctea


O fotógrafo norueguês Terje Sørgjerd passou uma semana sobre a montanha mais alta da Espanha para captar imagens da paisagem local e da evolução diária da Via Láctea. A sequência de imagens captada ao longo de 170 horas foi montada no vídeo "A Montanha", que mostra a paisagem local e a Via Láctea com riqueza de detalhes, a uma altitude de 3.718 metros.


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Galáxia Liberando Gases

O observatório espacial Herschel, da ESA, divulgou nesta segunda-feira a imagem que mostra o momento em que nuvens de gases moleculares é liberada do centro da galáxia.
A imagem é considerada única pelos astrônomos já que a velocidade do fenômeno é de mais de 1000Km/s, o que a torna difícil de ser captada. Segundo a ESA, isso equivaleria a ser dez mil vezes mais rápido do que um furacão no planeta Terra.

Herschel/ESA

Acredita-se que as estrelas são formadas a partir desses gases moleculares.
O ponto negativo desta imagem, é que como a galáxia está expulsando tamanha quantidade de gases moleculares, também está perdendo matéria-prima para a formação das mesmas.

sábado, 7 de maio de 2011

Pôr do Sol na América do Sul

A tripulação da ISS é autora da foto divulgada nesta sexta-feira pela Nasa.

Foto enviada pela NASA mostra o Pôr do Sol na américa do sul



quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Teoria Da Relatividade De Einstein é Comprovada Pela NASA

Segundo Eintein, objetos como a Terra distorceriam o tempo e o espaço.
A Nave Gravity Probe B comprovou o efeito em órbita.
Testar as idéias do físico alemão era exatamente a missão da nave lançada em 2004. Os cientistas queriam saber se o espaço e o tempo realmente eram distorcidos perto de um corpo gravitacional, como é a Terra. Segundo as idéias de Einstein, conforme o planeta gira, ele puxa com ele tanto o tempo quanto o espaço.

Foto/NASA

Entenda:
“Imagine que a Terra está submersa em mel. Conforme o planeta gira, o mel gira com ele e é isso que acontece com o tempo e o espaço”, explica o autor principal do estudo, Francis Everitt, da Universidade Stanford.
Para fazer isso, a sonda usou em órbita quatro giroscópios, que medem a direção no espaço, apontados para uma estrela específica. Se a gravidade não afetasse o tempo e o espaço, eles ficariam sempre apontando a mesma direção. No entanto, houve movimentação, provando a teoria.
O projeto da Gravity Probe B é um dos mais antigos da ciência espacial, começando a ser desenhado em 1959 em Stanford, apenas quatro anos após a morte de Einstein.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Chuva de Meteoros(DO HALLEY) Será Visível a Olho nu no Hemisfério Sul

De acordo com a Nasa, o melhor período para observá-la é entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta.
O horizonte será cortado por uma chuva de meteoros do cometa Halley, visível a olho nu.
Quem estiver no Brasil, se a meteorologia ajudar, poderá assistir de camarote. As melhores condições de visibilidade estarão no hemisfério Sul.
Em condições ideais, devem ser vistos entre 40 e 60 meteoritos por hora.
Para contemplar bem o fenômeno, o ideal é que se vá para um lugar sem muita iluminação.
Meteoros que passarão pela Terra são co cometa Halley, que se aproxima do Planeta Terra em períodos de 76 anos/NASA
Cada um desses meteoros é um pedaço do cometa Halley fazendo um voo kamikaze na atmosfera, explica o astrônomo Bill Cooke, da Nasa.
"Muita gente nunca viu esse famoso cometa, mas, na manhã do dia 6 de maio, poderá assistir partes dele deixando rastros ardentes no céu", completa.

Cinegrafista Amador Capta a Chuva de Meteoros no Acre


Construções em Marte: A Nova Fronteira da Arquitetura

 A exploração de Marte é um dos maiores desafios da humanidade. À medida que nos aproximamos da possibilidade de enviar humanos para o Plane...